• “insanidade é querer conquistar coisas diferentes fazendo as mesmas coisas”
Banner Blog

VOCÊ CONHECE O BERT? O ALGORITMO DE BUSCA DA GOOGLE

O Google anunciou aquela que está sendo considerada sua maior mudança nos últimos cinco anos. A novidade é o algoritmo de pesquisa BERT, sigla para Bidirectional Encoder Representations from Transformers. Em resumo, BERT vai ajudar a entender as pesquisas de uma forma mais parecida com os humanos. ????

A mudança é importante porque apresenta uma nova forma de se fazer pesquisas antes no site. Até agora, o sistema identificava o conjunto de palavras mais digitados e apresentava as pesquisas. Por isso, era comum digitar termos mais diretos, como “emprego desaparecer 2026”, ao invés de “meu emprego vai desaparecer em 2026.”

Apesar desse método funcionar em boa parte das buscas, muitas vezes o resultado não era o buscado pelos usuários porque o sistema estava “acostumado” com outros padrões de pesquisa. O Google apresentou o dado de que 15% das pesquisas feitas dentro da plataforma são feitas de forma diferente. Ou seja: a cada dia, esse percentual de usuários não encontrava o resultado que eles queriam, o que demandava mais tempo para fazer pesquisas.

Como me adequar ao Google Bert?

Então, vamos direto ao ponto: O que eu tenho que fazer para me adequar ao Google BERT?

Se você está adotando as boas práticas mais recentes, a resposta é nada. Porque isso quer dizer que seus textos já são voltados para pessoas, ou seja, para uma leitura feita por humanos – e não pensada para agradar robôs.

O fato é que especialistas em SEO modernos já sabem que essa não é, necessariamente, uma separação válida. As evoluções mais recentes do algoritmo do Google têm sido, quase que sem exceção, voltadas para a valorização da experiência de leitura e usabilidade de um site. O BERT parece ser um passo ainda mais decisivo nesse sentido.

E você, já esta preparado para a chegada do BERT?

 https://uaau.digital
 44 3013.8162
 44 9 9131.9116
Ou se preferir, clique: http://bit.ly/UaauWhats para WhatsApp?